Projeto do Lixo ao Luxo

Reportagem: Skartazini Arte e Comunicação
Saudações Sociais!
Não percam a oportunidade de conhecer o incrível trabalho do Projeto “Do Lixo ao Luxo“, que tivemos a oportunidade de conhecer in loco!
Em oportuno, compartilhamos o texto do autor do projeto, Elton Skartazini:
Promover inclusão social, econômica e cultural, com sustentabilidade, eleva os Índices de Desenvolvimento Humano – IDH e a qualidade de vida no planeta, preservando a fauna, flora e o meio ambiente.
Por meio da arte e comunicação, o Projeto Do Lixo ao Luxo gera ocupação, qualificação, trabalho e renda, somando forças para se alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, no Distrito Federal e Entorno.

Multiétnica e multicultural, a população do Distrito Federal e Entorno reúne pessoas de diversos lugares, raças, credos, idades, gêneros, formação e classes sociais.
Atuais padrões de produção e consumo geram montanhas de materiais descartados, que viram lixo, desperdiçando energia, trabalho e recursos naturais. Urge rever o ‘processo civilizatório’ para tirar as pessoas da miséria e incrementar os objetivos sustentáveis.
Iniciado em 2004, em 2012 o Projeto Do Lixo ao Luxo criou seu núcleo de artes plásticas, com ateliê no Grupo Educacional CCI, em Samambaia/DF.
Em 2022 firmou parceria com a ONG Moradia e Cidadania, para realizar oficinas de arte e artesanato na Associação Santos Inocentes – Expansão de Samambaia. Ali certificou 26 participantes e criou os núcleos de ‘jardinagem’, ‘eletrônica’ e ‘marcenaria’, ‘Do lixo ao luxo’.
Em 2023 a Skartazini Arte e Comunicação e a ONG Moradia e Cidadania firmaram nova parceria, para fortalecer os núcleos criados em 2022, em Samambaia/DF, e criar o ‘núcleo Do lixo ao luxo ACOBRAZ’, na Associação/Cooperativa dos Catadores e Recicladores de Resíduos Sólidos de Brazlândia/DF.
Bons resultados levaram a renovar a parceria em 2024, visando também catalogar artistas e artesãos, do DF e Entorno.
Artístico, cultural e empreendedor, o Projeto Do Lixo ao Luxo envolve entes, agentes sociais e governamentais, de modo colaborativo e sustentável, a fim de incluir pessoas de baixa renda na cadeia produtiva da economia criativa e solidária.
Eleva a autoestima das pessoas e agrega valor aos resíduos sólidos, transformando materiais descartados em peças artesanais únicas e obras de arte de valor inestimável!
Veja mais em:
www.facebook.com/dolixoaoluxoprojeto | www.skartazini.com.br