Seminário Participação e Controle Social
Prezad@s APS/TS,
Divulgamos o seminário Participação e Controle Social, organizado pelo Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP/SC), a ser realizado entre os dias 19 e 20/02, em Florianópolis/SC.
O seminário tem como enfoque a dimensão participativa no processo de constituição da subjetividade. Desse modo, a temática da participação e do controle social será discutida privilegiando o ponto de vista da Psicologia. Sem embargo, as discussões serão de interesse de tod@s @s profissionais do Trabalho Social.
O evento contará com a participação do colega Sandro Marcelo Xavier, sócio fundador da Social Caixa, que fará sua intervenção no Painel 1 – Elementos históricos da trajetória de processos participativos no cenário brasileiro. Participação, mobilização e democracia (dia 19/02 às 14h).
Além da participação presencial, o seminário contará com transmissão via internet. Para mais informações, inscrições e acesso à transmissão online do evento, visitem o site do CRP/SC: www.crpsc.org.br
Segue abaixo a programação do seminário:
19/02 (Sexta-feira)
14h – Painel 1
Elementos históricos da trajetória de processos participativos no cenário brasileiro. Participação, mobilização e democracia.
Esse painel tem por objetivo trazer para o debate conteúdos introdutórios à ideia de participação como constituinte das sociedades que visam à democracia como modo de organização. A ideia é revisitar diferentes momentos históricos que conduzem a diferente modos de participação e sua relação com o que seja público e coletivo. Também se espera que esse painel possibilite acesso a conquistas formais e retrocessos em processos participativos, decorrentes de situações políticas, econômicas e sociais vivenciados pelo país.
Palestrantes:
– Valdevir Both (IFIBE/CEAP/FSMSSS)
– Sandro Marcelo Xavier (Técnico Social da Caixa Econômica Federal)
– Janice Merigo (FECAM)
17h – Coffee break
17h30min – Painel 2
Sociedade moderna e processos participativos: possibilidades de participação na sociedade contemporânea?
Com esse painel, objetiva-se a reflexão sobre a relação intrínseca entre subjetividade como dimensão do que seja humano e a participação e as relações sociais e coletivas como motor dessa mesma dimensão. Evidentemente, entende-se aqui subjetividade como nome de consenso para tantos construtos presentes na psicologia como significado, simbólico, inconsciente, comportamento e etc. Espera-se, com essa discussão, que fiquem problematizadas as vicissitudes da participação em face dos contextos políticos, sociais e tecnológicos mais recentes.
Palestrantes:
– Marivete Gesser (UFSC)
– Marco da Ros (UFSC/UNIVALI)
– Adriana Eiko Matsumoto (UFF/RJ)
21h00min – Confraternização por adesão.
20/02 (sábado)
8h – Café
8h30min – Painel 3
Cenário de Controle Social das Políticas Públicas no país. Funcionamento de órgãos de controle social no país e suas pautas. Saúde, Assistência, Educação, Cidades, Segurança Pública e Comunicação.
Com esse painel objetiva-se revisitar pautas que sejam urgentes nos espaços de participação e controle social relacionados às políticas públicas. A partir dessas pautas espera-se também o levantamento de medidas que precisam ser tomadas para fazer avançar o cumprimento dessas urgências. Espera-se que, sobre cada uma dessas políticas, escolhidas a partir daquelas que em um primeiro plano mais apresentam relação com aspectos do trabalho do psicólogo, sejam feitas indicações sobre as problemáticas que levem à organização política, técnica e epistemológica da psicologia e áreas afins.
Palestrantes:
– Saúde – Ana Cristina Costa Lima (UNOCHAPECÓ)
– Cidades – Maria Inês Sugai (UFSC)
– Educação – Sergio Otavio Bassetti (Fundação Catarinense de Educação Especial)
– Assistência Social – Solange Bueno (CMAS – Florianópolis)
– Comunicação – Marcos Ribeiro Ferreira (UFSC / CRP-12)
– Justiça – Valdirene Daufemback (Ministério da Justiça, Departamento Penitenciário Nacional).
12h – Almoço
13h30min – Painel 4
Iniciativas possíveis com vistas à potencialização em ações de controle social e de participação em processos coletivos (acesso a fomentos, experiências populares e movimentos sociais).
A partir desse painel busca-se:
- Visibilidade a iniciativas que possam ser feitas em direção a processos de organização coletiva.
- A apresentação de diferentes experiências de participação, sejam elas relativas a movimentos sociais, espaços acadêmicos, conquistas populares e tantas outras possibilidades.
- A apresentação sobre a trajetória de tentativas de diálogo com o poder público, seus sucessos e fracassos, bem como as estratégicas de mobilização de coletivos (diferentes atores) com vistas à construção e melhoramento de políticas públicas (possibilidades e dificuldades)
- Exemplos de participação, esforços correspondentes e decorrências práticas.
- A partir do debate gerado, buscar-se-á demonstração de que processos participativos podem ter, no cenário das práticas sociais, oportunidades para as quais a psicologia e áreas afins possam estar sendo potencializados para tal.
Palestrantes:
– João Luiz de Oliveira (Gão) (Lider Comunitário)
– Luana Nardi (Movimento de ocupação das escolas de SP)
– Profª. Clair Castilhos Coelho (UFSC, Departamento de Saúde Pública, Casa da Mulher Catarina)
– Cecília Silveira Vilamil e Jucênia Judite de Souza (Fórum Social Brejaru e Frei Damião – Palhoça SC)