Seminário Trabalho Social em Programas de Habitação e Desenvolvimento Urbano: Entre o Ideal e o Concreto

Divulgamos o Seminário Trabalho Social em Programas de Habitação e Desenvolvimento Urbano: Entre o Ideal e o Concreto, a ser realizado em 25 de setembro de 2015, nas dependências da FGV/SP.

A Social Caixa, na figura do seu presidente Giuliano, participa da organização do evento, que é aberto ao público.

Para se inscrever, visite o endereço http://ceapg.fgv.br/evento/seminario-trabalho-social

A participação no seminário não terá custos, porém as vagas são limitadas.

Reproduzimos abaixo as informações da página do evento:


Seminário Trabalho Social em Programas de Habitação e Desenvolvimento Urbano: Entre o Ideal e o Concreto

Data: 25 de setembro de 2015

Local: Salão Nobre da Fundação Getúlio Vargas SP – Rua Itapeva, 432, 4º andar, Bela Vista, São Paulo – SP

Apresentação

O Trabalho Social é item obrigatório nos programas do Governo Federal de Habitação e Desenvolvimento Urbano e Rural em que famílias de baixa renda são atingidas ou beneficiadas pelos empreendimentos. Seu objetivo é fomentar a participação das famílias de forma que elas possam se apropriar dos equipamentos e alcançar melhores condições para o exercício de sua cidadania.

O Seminário de Trabalho Social em Programas de Habitação e Desenvolvimento Urbano e Rural visa problematizar o Trabalho Social e construir avanços para o desenvolvimento do país através das políticas públicas.

Objetivo Geral

Promover a troca de experiências e visões entre os diferentes atores sociais envolvidos com o Trabalho Social, contribuindo para a divulgação e o enriquecimento do conhecimento sobre o tema.

Objetivos específicos

  • Fortalecimento de rede interinstitucional de diálogo sobre Trabalho Social
  • Debater os desafios na dinâmica do trabalho técnico social e apresentar propostas na busca de sua efetividade
  • Ampliar a visibilidade e problematizar as perspectivas dos diversos atores sociais envolvidos nos programas em que se insere o trabalho social

Público-alvo

O Seminário reunirá representantes dos diversos atores envolvidos com o Trabalho Social no país, como Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal, municípios, empresas executoras, ONGs, movimentos sociais, estudantes e pesquisadores, possibilitando a troca de visões, de avaliações, expectativas e experiências sobre o Trabalho Social, contribuindo para o fortalecimento desta política.

A participação no Seminário não terá nenhum custo, porém as vagas são limitadas.

Programação (sujeita a alterações):

08:00 –  Recepção e Cadastramento

09:30 –  Mesa Redonda: Trajetória e Lugar do Trabalho Social

Participantes convidados: Presidência da Caixa + Ministério das Cidades  + Profa. Dra. Rosângela Paz (PUC/SP) + Prof. Dr. Mário Aquino Alves (FGV/ CEAPG)

11:30 – Palestra com convidado internacional

12:30 –  Almoço

14:00 –  Mesa Redonda: Experiências em Trabalho Social

Participantes convidados: Evaniza Rodrigues (Mov. de Moradia), Secretaria de Habitação da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo, André Franco (ONG Rede Interação) e Giuliano Silva (Social Caixa). Mediador: Prof. Dr. Fernando Burgos (FGV/CEAPG).

16h00 – Intervalo

16:30 –  Mesa Redonda: Desafios e Perspectivas do Trabalho Social

Participantes convidados: Profa. Dra. Rosana Denaldi (UFABC) + Anaclaudia Rossbach (Aliança da Cidades) + Ministério das Cidades + Prof. Dr. Fernando Tenório (FGV/EBAPE). Mediadora: Fernanda Lima.

18:30 –  Encerramento

Realização

O Centro de Estudos em Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas (CEAPG-FGV/EAESP) tem como missão contribuir para a melhoria da gestão pública e o aprofundamento da democracia brasileira, por meio de produção acadêmica direcionada ao fortalecimento de governos subnacionais, do desenvolvimento local e do empoderamento da sociedade, formando pesquisadores qualificados em pesquisas de campo, disseminação, efetivação e avaliação de políticas públicas.

Organizadores

  • Fernanda Lima – Diretora da ONG Rede Interação e Doutoranda em Administração Pública e Governo na FGV-EAESP
  • Fernando Burgos – Coordenador do CEAPG, Doutor em Administração Pública e Governo na FGV-EAESP e professor do Departamento de Gestão Pública da FGV-EAESP
  • Giuliano João Paulo da Silva  – Presidente da Social Caixa, Assistente de Projetos Sociais na Caixa e Mestrando em Administração Pública e Governo na FGV-EAESP
  • Mario Aquino Alves – Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública e Governo na FGV-EAESP e professor do Departamento de Gestão Pública da FGV-EAESP

Apoios

Social Caixa (Associação Nacional dos Técnicos Sociais da Caixa Econômica Federal) – Entidade criada em 2006 que agrega os Psicólogos, Cientistas Sociais, Pedagogos e Assistentes Sociais empregados da Caixa que orientam e acompanham o Trabalho Social nos empreendimentos de Habitação e Desenvolvimento Urbano e Rural.

Rede Interação – A INTERAÇÃO é a representante brasileira do Slum Dwellers International (SDI), uma rede independente de entidades da sociedade civil e iniciativas populares, com presença em 33 países da África, Ásia e América Latina, que atua para criar cidades inclusivas e inserir a população urbana de baixa renda nas estratégias de desenvolvimento urbano. A INTERAÇÃO também desenvolve projetos com o poder público, outras ONGs e atores do setor privado, nas áreas de trabalho social, pesquisas socioeconômicas, planejamento urbano e habitação.

Patrocínio: CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Mais informações: (11) 3799-7904 / 7960 ou ceapg@fgv.br

1 comentário

  1. Luziane Maria Pereira Mota em 11/09/2015 às 23:04

    Sou Assistente Social e Responsável Técnico do Programa Minha Casa Minha Vida da Prefeitura de Itaituba Pará. Estamos executando Trabalho Social en Residencias. O Seminario será um espaço importante para compartilhar nossas experiencias e espaço de aprendizado. Peço a organização do Seminário que enviei solicitação a Prefeitura de Itaituba para que os Técnicos que eestão diretamente envolvidos participem deste momento . Para nós profissionais o evento traz um olhar diferenciado, principalmente por estarmos aqui na Amazônia onde a realidade é diferente .

Deixe seu Comentário





Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.