Minibiografia – Eloísa
Meu nome é Eloísa, 63 anos, psicóloga de formação, APS e atual presidente da SocialCaixa, por vacância do companheiro Jerry Fiúza.
Quase todo mundo me chama de Elô, porém a família do lado paterno, meu pai, tios e primos sempre me chamaram de Isa.
Até fevereiro deste ano achava que este era meu único nome. Em 08/02 enviei amostras de DNA para o Laboratório Genera, eu havia comprado um teste pois tinha muita curiosidade em saber possíveis doenças genéticas, pelo fato de ser filha adotiva.
Dia 22 do mesmo mês recebi um e-mail que informava que o resultado estava na plataforma.
Ao entrar na Plataforma tive acesso a uma centena de informações e numa das abas – chamada busca parentes – vi que havia uma pessoa com a qual compartilhava mais de 1.500 pontos de DNA.
Fiquei curiosa e mandei um e-mail imediatamente para a pessoa indagando se seríamos parentes. A noite passou e nada de resposta. Fui dormir.
No dia seguinte fui ver meu e-mail e havia a resposta que dizia que provavelmente sim, éramos parentes. Segundo ele, só houve maior coincidência de DNA com os filhos dele!
Sentei-me. Continuamos a conversa, por e-mail. Havia um certo lapso temporal entre as idas e vindas de e-mail, mas ao final de meia hora havia descoberto minha família biológica!
Eu nunca procurei ou tive sequer a curiosidade de localizar minha família biológica, e de repente um teste de DNA me possibilitou remendar mais um pedacinho da minha história de vida.
O mais importante desta descoberta foi saber que diferente de muitas crianças que são dadas em adoção e esquecidas pela família biológica, esta família sempre me buscou, por anos. Eles me buscavam pelo nome de Laudelina de Jesus Lopes.
Depois destes primeiros contatos, realizamos um encontro virtual, via vídeo, com parte da família, que é enorme. Somos 18 irmãos! Cinco já falecidos.
Do mesmo pai e mãe somos 5 irmãos vivos e eu sou a caçula. Tenho também mais 2 irmãos por parte de mãe e seis vivos por parte de pai.
Ainda não consegui contato com todos, mas já tenho conversado com oito deles e uma das minhas irmãs já veio me visitar em casa. Anteriormente, uma sobrinha que mora em Ribeirão Preto também esteve em casa. Foi uma festa recebê-las!
Também recebi um exemplar de um livro autobiográfico do meu pai biológico.
Estamos organizando um grande encontro para outubro. Do tempo que passou não podemos fazer nada. Não cabe a mim julgar as pessoas.
Sou grata pela família amorosa que me acolheu quando eu era um bebezinho de 45 dias e que fez de tudo por mim.
Agora é aproveitar a oportunidade rara de somar pelo menos uma centena de pessoas no rol de família. É muita gente mesmo! Tenho sobrinhos netos adultos!
Decidi partilhar com todos esta minha história de vida pessoal, que tem emocionado muitas pessoas!
Profissionalmente estou na Caixa desde 2009. Me tornei APS a partir de 2013, quando assumi em Itabuna-BA, e mudei da região sudeste para lá com filho, marido e cachorro. Lá fiquei por 8 anos e meio. Agora retornamos e estou lotada em Sorocaba-SP.
Acho que como um dos irmãos s , só me resta dizer que me emocionei.
Que o Criador Maior, abençoe e todos nós.
Emocionante história de vida!
Linda história mana! Tudo no tempo de Deus que sabe o momento certo para tudo, nunca é tarde. Ansiosa para nosso encontro em outubro. ??
Uma linda história de vida. Vamos juntar aquilo que o destino separou.?
Emocionante história de vida! Deus age no silêncio e cuida de nós, o tempo todo.Um fato deste, foi um grande milagre.
Que história linda e emocionante! Parabéns Elô! Que vc possa aproveitar ao máximo essa grande família!!